Homer Evolution

Homer Evolution

terça-feira, 9 de março de 2010

NEOLÍTICO

Neolítico vem do grego e significa "nova pedra".

    Compreende-se entre 18.000 e 5.000 a.C..

     

Vida em sociedade e hábitos

       É um período importante na evolução do Homem, pois foi uma época em que este desenvolveu melhores técnicas de domínio sobre a natureza, viveu em grupos maiores (clãs e tribos), passando de nómada a sedentário. Para além disso, saiu das cavernas e passou a morar em casas contruídas por ele, aperfeiçoou os seus utensílios de pedra, osso e madeira, polindo-os. Assim surgiram as foices, as lâminas cortantes, as enxadas, os machados e centenas de urtensílios, armas e instrumentos.


        Desde muito cedo, o Homem fixou-se na terra e desenvolveu a agricultura, inclusive com o arado de tracção animal; melhorou os trajes com os teares manuais que faziam roupas de fibras vegetais(linho) e lã.
Este teve a necessidade, depois da sedentarização, de domesticar animais para alimentação e transporte e desenvolveu jangadas, canoas e barcos e navegou pelos mares.       Com a invenção da roda apareceram carroças rudimentares;

Papel da Mulher

      As mulheres tinham como responsabilidades: as tarefas agrícolas e cuidar das crianças, enquanto que os homens se dedicavam à caça, à pesca e às tarefas pesadas.

Religião

      O Homem manifestava a sua religião primitiva, baseada nos fenómenos da natureza(fogo, raios, trovão, tempestades, ventos, chuvas, astros), através da construção de monumentos com grandes pedras. Assim, surgem os monumentos megalíticos(menires e dolmens), que eram grandes pedras fincadas no chão sustentando outras pedras gigantescas.
Foi o início das gigantescas construções que vão surgir com as civilizações seguintes.


Arte

     A arte desenvolveu-se com a gravação de figuras em osso, pedra e madeira, e arte da argila desenvolveu-se com modelagem de potes, vasos, estatuetas e pinturas em cerâmica.

Sem comentários:

Enviar um comentário